Informação profissional
  
  
  

Sistema Computacional do Aparelho de Tomografia Computadorizada

O sistema computacional é responsável pela geração das imagens tomográficas a partir do processamento dos sinais enviados pelos detectores de radiação. Para isso possui software específico que contém algoritmo especiais capazes de obter a imagem digitalizada apresentada no vídeo a partir dos sinais enviados pelos detectores. Esta imagem é armazenada no computador, que possibilita sua manipulação de acordo com a necessidade do operadorO computador é também responsável por toda a programação do equipamento que permite inclusive testes de calibração para o eficiente funcionamento do sistema. A programação permite definir os parâmetros de alimentação do tubo, posições de planos de corte, distância entre eixos de cortes etc., ou seja, é através do computador que se faz todo o controle do sistema, da geração de imagens e da programação dos exames.  A quantidade de dados a ser trabalhada para obter as imagens é muito grande e, por isso, o sistema computacional deve possuir alta velocidade de processamento. E, como as imagens médicas se apresentam em grandes pacotes, o sistema deve possuir uma elevada capacidade de memória para processamento e armazenagem.

Painel de Controle

O painel de controle permite o comando do aparelho de TC, que é feito através do console de seu computador, com o auxílio de um teclado através do qual se faz a introdução de dados, e um monitor que permite visualizar a programação da aquisição de dados que será feita e também as imagens obtidas.

Imagem Físic

O sistema para geração da imagem física é um acessório dos aparelhos de TC fundamental importância, pois possibilita a documentação física do exame e muitas vezes essa é a imagem utilizada para gerar o laudo diagnóstico. Após a seleção das imagens a serem registradas em suporte físico, essas imagens são organizadas de acordo com uma disposição predefinida para preencher um filme. Existem basicamente dois sistemas de geração de imagens físicas, o sistema convencional e a impressão a laser.No sistema convencional as imagens selecionadas são

registradas em um filme radiográfico próprio que, após sensibilizado, deve ser colocado em uma processadora para que seja revelado de maneira semelhante aos sistemas convencionais de diagnósticos por raios X.

No sistema de impressão a laser, as imagens selecionadas e organizadas no terminal de vídeo podem ser enviadas diretamente para a impressora, que as imprimirá sobre o suporte físico desejado (papel ou filmes). Esse sistema é mais rápido e menos trabalhoso, mas seu custo é superior ao do sistema convencional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *