Informação profissional
  
  
  

A importância da mamografia

Fonte:http://alunosonline.uol.com.br/

A mamografia é um exame extremamente importante para se averiguar a presença ou ausência de um tumor nas mamas, auxiliando, assim, no diagnóstico precoce do câncer de mama. A eficácia do exame é alta, garantindo um nível de acerto de até 90% se realizado e analisado por um profissional capacitado.

A mamografia é feita em um aparelho conhecido como mamógrafo, que utiliza raios X para formar uma imagem. Para a detecção das imagens a mama é comprimida, o que normalmente gera desconforto nas pacientes. Em razão disso é importante que a paciente evite a realização dos exames no período próximo à menstruação, pois as mamas podem estar mais sensíveis a dor.

A mamografia, segundo o Ministério da Saúde, é recomendada em mulheres com ausência de sintomas após os 50 anos de idade, de dois em dois anos, e anualmente a partir dos 35 para mulheres que estão inseridas no grupo de risco. É muito comum, no entanto, que alguns médicos recomendem a mamografia de rotina para mulheres acima dos 40 e anualmente, como uma forma de obter diagnósticos precoces. Entretanto, alguns profissionais sugerem que a realização do exame em pessoas com idade inferior aos 50 anos pode gerar, com mais frequência, resultados falso-positivos em razão da densidade das mamas.

Mulheres que apresentam alterações na mama também devem realizar a mamografia. Nesse caso, o médico irá avaliar a paciente e recomendar ou não a realização de exame, não importando mais a sua idade.

Além dessas indicações, a mamografia também deve ser realizada por mulheres que pretendem iniciar a terapia de reposição hormonal, que realizarão cirurgia plástica e após a retirada da mama (mastectomia) e cirurgia conservadora. Nos últimos dois casos, a mamografia deve ser feita anualmente e é usada como uma forma de acompanhar se os procedimentos ocorreram com sucesso.

É importante frisar que apesar da mamografia não ser realizada anualmente na grande maioria das mulheres, exames clínicos devem ser feitos todos os anos. Além disso, é importante que a mulher conheça bem seu corpo e observe constantemente se houve alguma mudança na estrutura da mama. Caso seja notada alguma alteração, é fundamental que o médico seja consultado.

Curiosidades:

– No Brasil, todas as mulheres têm o direito de realizar a mamografia a partir dos 40 anos de idade de forma gratuita pelo SUS. Esse direito é garantido pela Lei 11664/08.

Homens também podem realizar a mamografia. Esse procedimento é considerado nos casos de suspeita de câncer de mama e para confirmar o diagnóstico de ginecomastia.