Informação profissional
  
  
  

Curiosidade: dia da radiologia

Fonte: http://www.sonitec.com.br/

http://www.caema.ma.gov.br/portalcaema/images/stories/08_radiologista.jpg

No dia 8 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Radiologia – um dia muito importante na história da medicina. Nessa data, em 1895, o Dr. Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os Raios-X, primeiro passo para que se pudesse chegar às imagens médicas modernas e à radioterapia.

A especialidade diagnóstico por imagem analisa imagens obtidas por intermédio de várias fontes de energia e também realiza procedimentos, não só para visualizar o corpo humano com objetivos diagnósticos, mas também para efetuar tratamento em algumas ocasiões e, assim, tem papel importante na saúde de todos os grupos populacionais. É utilizada também para acompanhar a evolução de uma doença durante ou após o tratamento. É uma área muito complexa e, dependendo do contexto, necessita do envolvimento, além do radiologista, de outros profissionais como físicos, engenheiros bionédicos e técnicos.

As imagens médicas são cruciais em todos os campos da medicina e em todos os niveis de cuidados da saúde, tanto na saúde pública e na medicina preventiva como na medicina curativa, pois decisões eficazes dependem de diagnóstico correto. Embora em muitas situações a avaliação clínica possa ser suficiente para o diagnóstico e a instituição do tratamento, o uso da imagem médica é essencial na confirmação e documentação da evolução da doença, bem como na avaliação da resposta ao tratamento.

O uso dos métodos de imagem contribuiu extraordinariamente para o progresso da medicina e tem mostrado importância direta na redução do número de mortes em pacientes com câncer e em pacientes hospitalizados. Estudos mostram que pessoas com acesso a exames de imagem vivem mais do que as que não têm. Exames de imagem também reduzem o número de cirurgias invasivas, internações hospitalares desnecessárias e tempo de permanência hospitalar, reduzindo também custos.

Você sabia que por trás de cada exame de imagem tem um médico cuidando de você? Mesmo que você não o veja, ele está lá, orientando o profissional técnico que executa o exame, verificando a indicação clínica, cuidando para que o exame realizado esteja adequado tecnicamente e depois fazendo sua interpretação ou leitura.

Esse profissional é o médico radiologista ou especialista em diagnóstico por imagem que tem na sua formação profissional os seis anos de medicina e depois cerca de 4 anos de especialização para então estar capacitado a interpretar corretamente as imagens das radiografias simples ou contrastadas, mamografias, densitometrias ósseas, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, etc.

Embora em outros países como os EUA, por exemplo, os exames de ultrassonografia sejam também executados por técnicos e depois interpretados pelo especialista em diagnóstico por imagem, no Brasil os exames são realizados pelo médico especialista. Talvez seja esse o único momento em que você tenha um maior contato com ele. Mas apesar disso, ele está sempre lá, envolvido nos outros tipos de exame.

Agora que se aproxima o Dia Internacional da Radiologia, comemorado no dia 8 de novembro, a Sonitec deseja que os especialistas em diagnóstico por imagem, estas figuras quase invisíveis, possam receber de cada uma das pessoas às quais dedicam tantos anos de estudo e complexa formação, um gesto carinhoso de reconhecimento.