Informação profissional
  
  
  

Ressonância Magnética (Parte 2)

Fonte: Telemedicina Morsch

Vantagens da ressonância magnética

Uma das principais vantagens desse exame é o fato de não utilizar radiação ionizante. O paciente é colocado dentro de um aparelho semelhante a um tubo e, em seguida, o técnico responsável pela realização da ressonância ativa a emissão de ondas de rádio, que percorrem a parte do corpo escolhida para o exame, mapeando-a.

Para que esse mapeamento seja correto, o paciente precisa ficar imobilizado, pois um deslocamento de apenas 3 milímetros pode inutilizar completamente o procedimento.

Como é feita uma ressonância?

Em linhas gerais, a execução da ressonância magnética costuma durar cerca de 15 minutos e não provoca nenhum tipo de dor. Alguns pacientes podem sentir desconforto por ficarem em um espaço fechado e sem poder se mover.

No horário marcado o paciente é preparado, colocando um avental do serviço, feito perguntas sobre uso de próteses metálicas, uso de marcapasso, medo de lugares fechados, medicamentos que usa, cirurgias prévias, motivo do exame.

Após assinar um termo de consentimento ele é levado para a sala de exame, é deitado na mesa do exame que leva para o interior do aparelho.

Durante a execução dos cortes com emissão de ondas de rádio ocorre a formação de um barulho alto, incomodativo, por isso é colocado um protetor de ouvido e junto com a mão do paciente fica um dispositivo para chamar e técnico no caso de algum desconforto.

Durante todo o tempo o técnico que fica numa sala ao lado monitorando se comunica com o paciente por meio de um interfone e presta toda a ajuda necessária para reduzir ao máximo o desconforto do paciente.

Após a finalização do exame o paciente é conduzido para a sala de vestir, se troca e é liberado, orientado para pegar o resultado do exame depois de 3 dias a 1 semana.

Neste momento entra a telemedicina. Se a Clínica de radiologia contratar os serviços de telemedicina, consegue liberar o exame em até 30 minutos ou imediatamente nas urgências. Ajudando o paciente a fazer o diagnóstico rápido e reduzindo os custos para a Clínica de radiologia.

Indicações da ressonância

Ela pode ser solicitada em diversas situações:

1-Diagnosticar esclerose múltipla 
2-Diagnosticar tumores na glândula pituitária e no cérebro 
3-Diagnosticar infecções no cérebro, medula espinal ou articulações 
4-Visualizar ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo 
5-Visualizar lesões no ombro 
6-Diagnosticar tendinite 
7-Avaliar massas nos tecidos macios do corpo 
8-Avaliar tumores ósseos, cistos e hérnias de disco na coluna 
9-Diagnosticar derrames em seus estágios iniciais 

A telemedicina é bastante útil quando o paciente precisa de uma ressonância com resultado rápido feito por um radiologista especialista em uma determinada área do corpo, pois pode ser realizada em qualquer lugar.

Quando a clínica ou o hospital não contam com um especialista para avaliar as imagens e emitir o laudo, elas podem ser enviadas para um médico de outra cidade, estado e até país, para que sejam analisadas à distância, usando uma plataforma de Telemedicina.

Por conta disso, a telemedicina representa um avanço ainda maior da tecnologia usada a serviço da saúde. Graças a ela, locais mais retirados, nos quais o corpo clínico dos centros de saúde é mais limitado,  podem contar com exames precisos e detalhados como a ressonância, recebendo os laudos médicos em poucas horas, sem que o paciente precise se deslocar para centros maiores.