Informação profissional
  
  
  

Termos Usados em uma Sala de Tomografia

Algarismo de reconstrução – Função matemática para realçar ou suprimir os dados coletados. Os aparelhos dispõem de vários algarismos, que podem ser selecionados com base na estrutura anatômica e qualidade da
imagem desejada.

Anterior – Representado pela letra “A” nas imagens, indica a parte anterior do corpo; freqüentemente aparece nas reconstruções.

Área (Fov) – Campo de visão – É o diâmetro de apresentação das imagens adquiridas. (Quanto maior o seu tamanho, mais estruturas são visualizadas, porém em tamanho menor).

Artefato – Representação na imagem que não se origina das estruturas do corpo do paciente. Os artefatos da TC são causados por movimento do paciente, meios de contraste, processamento da TC ou falte de calibração do equipamento.

Axial – É o plano habitual dos cortes tomográficos que divide o corpo em parte superior e inferior (plano transversal).

Bomba injetora – Equipamento que realiza a injeção do meio de contraste por via arterial ou venosa. Por meio de punção venosa é ligada por um cateter a uma seringa com contraste, que está conectada ao equipamento em que está planejada a velocidade, quantidade e delay para esta injeção.

Calibração – O processo é característico ao equipamento de TC. Pode mensurar o ar ou realizar testes apropriados com phantons. A calibração mensura as variações da intensidade do feixe e ou da resposta do detector
para obter homogeneidade no campo de visão e números de TC (escala HU).

Coronal – É um plano utilizado nos cortes tomográficos para estudos complementares de algumas regiões, dividindo o corpo em anterior e posterior. Podemos ter reformatações de imagens axiais em coronais.

Delay – É o tempo de espera para iniciar aquisição de imagens após o início de injeção do meio de contraste venoso.

Detectores – Existem dois tipos de detector: os de ionização a gás e os decintilação. O número de elementos do detector varia segundo o tipo e a marca do equipamento utilizado. Os detectores ativos são posicionados ao
lado oposto da fonte de raios X dispostos em um arco ou em torno da circunferência de abertura. Os detectores capturam e convertem fótons de raios X em sinais elétricos. Quanto mais detectores por grau de arco ou
circunferência são usados a cada projeção, maior a resolução.

Escanograma – Imagem digital radiológica para se realizar o planejamentodos cortes. Pode ser de frente ou perfil,  com características iguais às dos raios X, também chamada de Imagem Piloto, Topograma ou Scout.

Feet First – Indica que os pés do paciente estão posicionados primeiro em relação ao gantry.

Filtro – Proporciona o estudo específico dos tecidos dando-lhes maiores características de evidência nas imagens.

Gantry – É o alojamento dos principais componentes do equipamento de TC, que são os tubos de raios X, detectores, motores etc., “túnel de posicionamento do paciente”.

Head First – Indica que o paciente está posicionado com a cabeça em direção ao gantry.

Incremento – É o deslocamento que a mesa realiza após um corte.

Left – Representado pela letra “L”. Indica o lado esquerdo do corpo; freqüentemente aparece nas imagens axiais.

Matriz – É composta de pixels dispostos em colunas e linhas. Quanto mais pixels (ou quanto maior o tamanho da matriz), melhor a qualidade da imagem.

Pitch – É a relação entre o deslocamento da mesa e a espessura de corte em TC helicoidal. Quanto maior esta relação menor o tempo de exame, menos exposição aos raios X e menos qualidade de imagem.

Posterior – Representado pela letra “P” nas imagens, indica a parte posterior do corpo, principalmente nas imagens axiais.

Prone – Indica que o paciente está posicionado em decúbito ventral.

Right – Representado pela letra “R” indica o lado direito do corpo; freqüentemente aparece nas imagens axiais.

Slice – É a espessura do corte adquirido, que pode ser de 0,5mm a 10mm (1cm). É o tamanho da amostra de fatia do corpo.

Supine – Indica que o paciente está posicionado em decúbito dorsal.

Voxel – elemento de volume tridimensional da imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *