Cenib
Funções do Auxiliar de Saúde Bucal (Parte 2)
Fonte: http://blog.cursoasb.com.br/
Depois da consulta, auxiliar na gestão do consultório
O trabalho de um ASB não termina após o fim do atendimento ao cliente. Ele ainda executa algumas funções a realizar após o cliente ter sido atendido e antes da próxima consulta. Essas funções envolvem:
- Registrar dados e ter parte nas análises das informações relacionadas ao atendimento do paciente;
- Executar limpeza, desinfecção e esterilização dos aparelhos odontológicos, do instrumental e do ambiente de trabalho após a consulta;
- Processar filme radiográfico das consultas.
Essas funções de um Auxiliar de Saúde Bucal contribuem para que o processo de atendimento de um paciente esteja completo e seus dados devidamente arquivados.
Outras funções do Auxiliar de Saúde Bucal
Além de todo esse trabalho, o ASB também realiza algumas funções extras dentro da clínica, que são igualmente importantes.
- Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos utilizados durante o atendimento e resíduos odontológicos;
- Adotar medidas de biossegurança para o controle de infecções na clínica, minimizando os riscos de infecção do paciente e dos profissionais.
E as responsabilidades não param por aí, o ASB também pode (e deve!) promover ações de promoção da saúde bucal e de prevenção de problemas dentários, como ensinar técnicas de higiene bucal e prevenção de doenças para pacientes ou outros interessados. Ele pode também participar na realização de levantamentos e estudos desenvolvidos na área de odontologia – exceto na categoria de examinador.
Agora que você já sabe quais são as funções de um Auxiliar de Saúde Bucal, pode perceber como ela se tornou uma importante profissão dentro do cenário odontológico.
Funções do Auxiliar de Saúde Bucal (Parte 1)
Fonte: http://blog.cursoasb.com.br
O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é uma profissão que foi regulamentada apenas em 2008, mas que já existe há bem mais tempo nos consultórios odontológicos por todo o Brasil. Peça essencial para um bom atendimento ao paciente, o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) executa diversas funções dentro do consultório além de prestar assistência ao dentista responsável.
Um colaborador para esta função precisa entender não apenas de odontologia, como também de toda a rotina do consultório e deve somar esforços com outros funcionários para que o paciente tenha a melhor experiência possível antes, durante e depois do tratamento.
Mas será que você conhece quais são as funções que esse profissional executa? A seguir, preparamos uma lista com as mais importantes para você entender o que faz um Auxiliar de Saúde Bucal.
As principais funções do Auxiliar de Saúde Bucal
Nós podemos dividir as funções do Auxiliar de Saúde Bucal em quatro grandes fases, que você confere abaixo:
- Antes do atendimento;
- Durante o atendimento;
- Após o atendimento;
- Serviços extras na clínica.
Atividades realizadas antes do atendimento odontológico
Antes do atendimento começar, a função do ASB é de preparar o paciente e coletar informações para a sessão, normalmente por meio de um questionário. Essas atividades são importantes para que o dentista já saiba o que o aguarda. Assim ele pode conhecer um pouco sobre o paciente, seu perfil, medos, dúvidas e outras informações que possam ser relevantes para que o atendimento odontológico ocorra normalmente. Além disso, o ASB também é responsável por separar os materiais que serão usados durante a consulta. Dessa maneira, o tempo dentro da sala do dentista é bastante otimizado.
Durante o atendimento ele auxiliar as intervenções clínicas
É durante o atendimento do paciente que o ASB realiza a maior parte das suas funções numa clínica odontológica. Nesse momento, o ASB fica responsável pelas seguintes tarefas:
- Organizar e executar atividades de higiene bucal com o paciente;
- Auxiliar e instrumentar os odontologistas e técnicos nas intervenções clínicas;
- Manipular materiais de uso odontológico sempre que for necessário.
O trabalho do ASB durante o atendimento do paciente é prestar ajuda aos profissionais que estão com ele da melhor forma possível, para garantir que o cliente seja bem tratado e que sua saúde bucal esteja sempre em boas condições após o atendimento.
Auxiliar de saúde bucal
A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal – ASB é regulamentada pela Lei 11.889/2008 requerendo do profissional seu registro junto ao Conselho Regional de Odontologia – CRO. Para efetivar a inscrição junto ao conselho, o aluno terá que realizar o curso de Auxiliar em Saúde Bucal.
ATIVIDADES QUE DESENVOLVE
O ASB é responsável por organizar o ambiente de trabalho, auxiliar cirurgiões dentistas em consultas e procedimentos, fazer o acolhimento dos pacientes, realizar ações de promoção de saúde, manipular materiais odontológicos, entre outras.
ONDE TRABALHA
Clínicas e consultórios particulares, Unidades de Saúde e Centros de Especialidades Odontológicas do serviço público.
MERCADO DE TRABALHO
Curso com alta empregabilidade, mercado em expansão necessitando cada vez mais de profissionais qualificados.
Exercício Profissional: CBO N.º 3224-15 – Auxiliar de Consultório Dentário (nova nomenclatura ASB – Auxiliar de Saúde Bucal). • Com este certificado o aluno poderá inscrever-se como ASB – Auxiliar de Saúde bucal no CRO – Conselho Regional de Odontologia.
Fonte: http://www.es.senac.br
Auxiliar de farmácia
O auxiliar de farmácia hospitalar presta assistência dentro da farmácia de um hospital.
Entre as funções exercidas por este profissional vale destacar as seguintes:
- Prestação de apoio à equipe de enfermagem;
- Conferência das prescrições médicas;
- Preparação de medicamentos (fracionamento e diluição);
- Esclarecimento de dúvidas sobre o uso de uma determinada medicação;
- Preenchimento correto de receitas de medicamentos controlados;
- Organização dos medicamentos dentro da farmácia;
- Conferência do estoque observando lote e data de validade;
- Recebimento de novos medicamentos e etiquetação dos mesmos;
- Conferimento e registro de notas fiscais.
Para tal função, exige-se que o auxiliar de farmácia hospitalar possua o ensino médio completo ou ainda que o profissional esteja cursando ou tenha cursado Farmácia.
A carreira de técnico em Radiologia
O técnico em Radiologia tem como principal atividade preparar e operar equipamentos de diagnóstico por imagem.
Estes equipamentos são fundamentais na medicina moderna, pois garantem um auxílio extra para os médicos, que podem detectar doenças através das imagens de estruturas internas do organismo.
A preparação do ambiente para a realização do exame envolve o preparo de soluções químicas, a utilização de meios de contrastes radiológicos e a observação das normas de radioproteção. Também faz parte do trabalho deste profissional a preparação do paciente para exames como: mamografia, radiografia convencional, ressonância magnética e tomografia, entre outros.
Além da medicina, estes equipamentos são utilizados na área industrial e engenharia. Eles podem, por exemplo, rastrear tubulações e estruturas metálicas que estão escondidas sob o concreto.
O curso técnico em Radiologia
O curso técnico em Radiologia possui disciplinas voltadas para as áreas de Ciências biológicas, Exatas e Humanas. O curso é focado na área médica, por este motivo o aluno aprende também sobre Fisiologia e Anatomia.
Esta formação prepara profissionais técnicos de nível médio para, principalmente,, utilizar máquinas. O aluno do curso técnico em Radiologia aprende sobre o funcionamento dos equipamentos em aulas práticas e possui disciplinas sobre a física das radiações.
Existem também disciplinas voltadas para o lado humano, como a interação com o paciente e algumas noções de enfermagem.
Como a Radiologia envolve certos riscos devido à exposição de radiação, os estudantes são instruídos sobre os cuidados que devem ser tomados, com disciplinas como Radioproteção, Biossegurança e Legislação Radiológica. Estes cuidados visam à segurança dos pacientes e também do profissional que opera os equipamentos.
Curso Técnico ou Tecnólogo em Radiologia?
Outra opção de formação na área de Radiologia é o curso tecnológico, com duração média de 3 anos.
Enquanto o curso técnico em Radiologia é mais rápido e possui um enfoque bastante prático, o curso tecnológico é um pouco mais aprofundado e apresenta algumas disciplinas adicionais sobre a gestão dos serviços radiológicos.
O curso técnico é considerado de nível médio, já o curso tecnológico é considerado como grau superior e é possível realizar cursos de especialização e pós-graduação após o término do curso.
Mercado de trabalho para um técnico em radiologia
Há uma crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais técnicos em radiologia, principalmente por causa do avanço da medicina e da popularização dos planos médicos e de saúde.
Existem ofertas de emprego para estes profissionais em:
- Hospitais
- Clínicas de Radiologia
- Clínicas de Diagnóstico por Imagem
- Laboratórios
- Ambulatórios
- Indústrias de Equipamentos Radiológicos
- Centros de Pesquisa
- Clínicas Odontológicas
O técnico em radiologia também encontra oportunidades de emprego junto a órgãos fiscalizadores, operando equipamentos para detectar armas, drogas ou substâncias perigosas em portos, aeroportos e aduanas.
A indústria alimentícia é outro setor que emprega este profissional. Alguns processos radiológicos são utilizados na esterilização, pasteurização e conservação dos alimentos.