Arquivo do mês: outubro 2015
Ultrassom focalizado associado à Ressonância Magnética
O ultrassom focalizado associado à ressonância magnética é um método de tratamento não invasivo para miomas uterinos, tumores benignos que se desenvolvem no útero de aproximadamente 25% das mulheres, por várias vezes estes miomas se apresentam de forma assintomática, ou com cólicas e sangramentos, dependendo de seu tamanho e localização podem ainda causar obstruções que impedem a gravidez.
Normalmente o tratamento dos miomas envolve histerectomia (Retirada cirúrgica do útero e dos ovários), e embolização (Obstrução do vaso que leva sangue ao mioma). Entretanto a utilização do ultrassom focalizado guiado por ressonância magnética, vem se mostrando uma importante alternativa.
O procedimento funciona da seguinte forma:
A paciente é posicionada no aparelho em decúbito ventral, em seguida são realizadas imagens de ressonância magnética dos nódulos e dos tecidos no entorno, com base nestas imagens é traçado um planejamento das áreas que serão atingidas, desta forma as ondas do ultrassom incidem apenas sobre as células do mioma, aumentando a sua temperatura para cerca de 80 °C, destruindo estas células enquanto as áreas adjacentes são preservadas.